A Minha Jornada

Aula 4 - 22 de Março

A parte mais marcante desta aula foi sem dúvida a parte final, em que experimentámos fazer meditação.
Primeiro 
focámo-nos na respiração de olhos fechados; depois pensamos num momento emocional muito positivo vivido anteriormente onde nos sentimos muito no topo (ex: sentimentos de alegria, de paz, de harmonia, amor, gratidão profundos).
É engraçado, porque no inicio foi um pouco desconfortável estar ali de olhos fechados com os nossos colegas mas depois, quando consegui focar a minha atenção no que era suposto, consegui mergulhar no exercicio. Foi muito "estranho", o facto de que, assim que me permiti visualizar o meu momento, que trazia alegria e conforto, a imagem começou a passar na minha mente como se estivesse a vivê-la e consegui por uns minutos relaxar e deixar-me contagiar por todas aquelas sensações tão boas.

Aula 1 - 01 de Março

Nesta aula, a professora fez-nos a apresentação do trabalho que iriamos desenvolver ao longo do semestre. Foi uma aula muito rápida, não estava habituada aquele tipo de contexto, em que nós "escreveríamos" a nossa própria jornada e escolheríamos o que gostaríamos de trabalhar.

Nessa mesma aula, a professora criou duplas com o intuito de nos conhecermos melhor umas ás outras. Claro que nos juntámos logo ás pessoas que nos são mais próximas, talvez porque fosse o mais confortável para nós. Sair da zona de conforto é sempre um grande desafio, principalmente quando se trata de nos abrirmos ao outro.


No final, a professora pediu-nos que respondêssemos a um questionário em casa.  Responder ao questionário não foi difícil, difícil foi refletir sobre ele. (AQUI)

Aula 5 - 29 de Março

No final desta aula voltámos a realizar a meditação, mas desta vez em andamento. Não senti que tivesse sido tão "produtiva" como anterior. O facto de estarmos na rua, a andar de um lado para o outro, não favoreceu a minha concentração. Acho que tinha muitos mais fatores de distração, o que dificultou a tarefa. Senti-me um pouco desconfortável, secalhar por estar a ser observada pelos outros estudantes que estavam na rua, e estar a sentir o questionamento deles. 

Aula 6 - 12 de Abril
Para mim esta aula foi a mais complicada até agora. É muito dificil para mim conseguir concentrar a atenção na minha respiração e conseguir entrar num espirito de total entrega para com o exercicio. Mas, quando finalmente o consigo fazer, torna-se tudo muito "interior". Ajudou-me muito no preenchimento do brasão, na reflexão sobre os meus valores e sobre o que me move diariamente. Ainda não consigo olhar para a meditação como algo que me vá ajudar em alguma coisa, mas acho que estou no caminho certo para compreender melhor o propósito da professora fazer este exercício connosco.

Aula 8 - 26 de Abril

Atividade no Lago

Foi-nos pedido pela professora que fossemos até ao lago e observássemos o que nos rodeava, com o propósito de responder á pergunta que nos foi feita no início da aula: "Como posso participar na harmonia oculta e promover uma maior justiça social, igualdade e inclusão no ensino superior?". De seguida, a professora pediu-nos que nos deslocássemos pelo jardim até pararmos num lugar aleatório. A partir desse sitio deveríamos dar várias voltas em torno de nós mesmos com os olhos fechados, e quando abríssemos os olhos, tínhamos que ter em conta, o que estava á nossa frente, do lado esquerdo, do lado direito, atrás e em cima de nós e responder ás seguintes perguntas:

  • Lado Direito: algo em que me posso apoiar;
  • Lado Esquerdo: Algo que me dificulta 
  • Atrás: Experiências passadas
  • Á frente; Como promover a inclusão no Ensino Superior
  • Em Cima: O que ajuda a iluminar, a tornar mais consciente a minha meta

Respostas:

  • Lado Direito: Estava uma colega (Inês Henriques) --> Os meus colegas são, sem dúvida, o meu maior apoio. Muitas das vezes colegas tornam-se amigos, que se tornam companheiros e vida.
  • Lado Esquerdo: Estava um banco de jardim --> Ficar sentada à espera que as coisas aconteçam não leva a lado nenhum, apesar de esperar e ter paciência ser uma virtude. ás vezes sinto que inconscientemente fico sentada a ver a vida passar e tenho uma grande dificuldade  nesse aspeto.
  • Atrás: Estava o tronco de uma árvore --> Todas as minhas experiências passadas fazem parte do meu tronco (do meu centro) e daquilo que sou hoje. 
  • Á frente: Estava um lago vazio -->  O nosso caminho no Ensino Superior é como se fosse um lago, e esse lago não precisa de estar sempre vazio. É preciso enchê-lo de amigos, de momentos e experiências e deixar que o encham de boas memórias e recordações.
  • Em Cima: Estavam folhas de várias árvores --> Todo o meu crescimento futuro pode ser comparado ás folhas de uma árvore. Elas nascem, caem e voltam a nascer. Tal como o meu caminho é feito de altos e baixos, mas nos momentos altos eu estou no auge da minha vida, vivo e aproveito cada momento até ao fim, para poder aprender com isso, e assim quando estiver a cair, a perder as forças, ter coragem para voltar a renascer.


Esta foi sem dúvida a atividade que mais gostei de fazer. É incrível como uma simples árvore nos pode fazer refletir tanto sobre a nossa vida. Ás vezes só precisamos de para e olhar para o que está à nossa volta, por mais simples que seja. 

Aula 11 - 17 de Maio

Esta aula marcou-me bastante, visto que me permitiu conhecer um lado das minhas colegas que eu desconhecia e que se calhar me deixou com uma visão delas bastante diferente. Neste dia fizemos uma dinâmica de grupo com partilha, debate e cartografia de participação na transformação e desenvolvimento do planeta e da humanidade. Eu e cada uma das minhas colegas, incluindo a professora, levámos para a aula um objeto pessoal que estimamos muito e que sentimos que representa algo porque vale a pena celebrarmos e estarmos vivos hoje no planeta Terra. Antes da cartografia, fizemos uma meditação, que foi muito importante visto que consegui pôr as ideias todas no lugar e conectar-me comigo e com o meu objeto pessoal. 


 Aula 13 - 31 de Maio 

Neste dia apresentei, juntamente com o meu grupo, o tema "Relações Interpessoais em Contexto Empresarial". Foi um inicio de aula um pouco stressante, devido maioritariamente a aspetos externos. Por mais estranho que pareça estava bastante tranquila com esta apresentação, apesar de ter sido um pouco estranho e fora da minha zona de conforto fazer um trabalho com colegas que tenho pouco contacto e que nunca tinha trabalhado antes. Na minha opinião a apresentação correu muito bem, organizámo-nos como grupo e conseguimos apresentar os pontos que achámos mais importantes. 

Em relação á dinâmica, decidimos fazer a dinâmica "este ou aquele?". Basicamente tem como objetivo levar cada participante a refletir sobre quem ele tem sido para os colegas e a pessoa que gostaria de ser, além de demonstrar a importância do feedback construtivo. Para realizá-la, dividimos o quadro em duas partes, uma onde dizia "colega ideal" e outra onde dizia "colega não desejado". Em seguida, cada um dirigiu-se ao quadro e escreveu características que gostaria de encontrar no seu colega ideal, e características que não desejariam ter num colega. No final, pedimos aos colegas para olhar para todas as características que foram escritas e refletir sobre quem têm sido para os seus colegas ao longo destes dois anos de licenciatura. 

Fiquei muito contente com a dinâmica, achei que os colegas aderiram muito bem e que conseguimos envolvê-los de uma forma muito positiva na atividade.

Acima de tudo fiquei muito orgulhosa de mim.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora